Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Conviver Urbanismo apresenta empreendimento a ACCS


A ACCS - Associação dos Construtores do Centro-Sul do Ceará trouxe aos seus associados na reunião da última terça-feira, uma proposta comercial através da empresa Conviver Urbanismo, que há mais de 20 anos trabalha com loteamentos e está lançando um empreendimento imobiliário em Iguatu.

Representada através do Supervisor Comercial, Rodrigo de Castro e pelo corretor de imóveis  Humberto Santana, a empresa apresentou o empreendimento mostrando as vantagens que o loteamento trará aos construtores, sendo comtemplado com infraestrutura completa: Água, Energia, Pavimentação e Iluminação Pública, parque recreativo e academia pública.


Além de dar prioridade aos construtores da ACCS na compra dos lotes, a Conviver disponibilizou ainda uma preço diferenciado para os filiados da entidade, o que permitirá uma construção com menor custo. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Banco do Brasil realiza I Feirão de Negócios Imobiliários no interior Cearense

O Banco do Brasil agência de Acopiara realizou no último final de semana em  parceria com a Prefeitura Municipal o I Feirão de Negócios Imobiliários do Município, sendo este também o primeiro daquela entidade financeira no interior do Ceará




O evento aconteceu desde às 8 horas da manhã, nas dependências da agência local e no Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC.
 
O feirão contou com o apoio de empresários locais, a prefeitura e a participação de construtores do município e da Associação dos Construtores do Centro Sul do Ceará - ACCS.
 
 De acordo com João Bosco, gerente do Banco do Brasil de Acopiara a agência local apresenta durante o dia de hoje suas diversas linhas para financiamento imobiliário, com taxas a partir de 4,5% ao ano, inclusive a linha Minha Casa, Minha Vida podendo ser financiados até 90% de imóveis novos ou usados, com prazo de até 360 meses, carência de até seis meses, pagamento de 11 parcelas por ano e inclusão das despesas de financiamento no contrato.
 
O prefeito do município, Dr. Vilmar, fez questão de enfatizar que a sua administração vai construir neste primeiro mandato mil unidades habitacionais. "Vamos diminuir o déficit habitacional entregando casas populares as famílias carentes", disse o prefeito.
A ACCS, que esteve expondo os imóveis dos seus associados com estande no evento, contou em sua equipe com  corretores de imóveis devidamente regularizados junto ao CRECI e foi representada pelo seu presidente, Elenilton Lopes.  
 
Lopes elogiou o evento e a iniciativa do Gerente da Agência do BB Acopiara, João Bosco: "É com iniciativas assim que movimentamos o mercado, eventos como este já são frequentes nas capitais e regiões metropolitanas, porém devemos trazê-los também para as demais cidades pois o mercado imobiliário no Brasil está se desenvolvendo em todo lugar e não apenas nos grandes centros, finalizou.
 
Para o representante da Superintendência do BB, Antonione Cruz, o evento foi um sucesso: " Já na segunda feira tivemos um número incrível de propostas de financiamento imobiliário, sendo estas praticamente 100% viáveis, e desta forma firmamos cada vez mais o banco do Brasil como um banco de crédito imobiliário", enfatizou.
 

Pré-Projeto de Lei é apresentado pela ACCS

Elenilton Lopes em seu discurso





A ACCS – Associação dos Construtores do Centro-Sul do Ceará, apresentou na Câmara Municipal de Várzea Alegre um pré-projeto de Lei Municipal que trata do Parcelamento de Solo, ainda inexistente no município.

 
O presidente da entidade, Elenilton Lopes, disse em seu discurso que o projeto é importante para os empreendedores, especialmente do setor imobiliário, pela facilidade de regularização de documentos de terras, um dos maiores entraves do setor em Várzea Alegre, enfatizando que a falta desta lei dificulta inclusive o andamento dos trabalhos de registros cartorários, já que a lei nacional que discorre sobre o tema(6.766/79)  não define as diretrizes de regulamentação de forma específica repassando para os municípios estas prerrogativas .
 

Da Proposta de Lei, Lopes destacou alguns pontos, sendo:
 

Art. 2º. O parcelamento do solo urbano por pessoas física ou jurídica, seja de natureza privada ou pública, somente poderá ser feito mediante loteamento e desmembramento de glebas, após prévia autorização do órgão municipal competente a quem cabe aprovar os respectivos projetos. 

§ 1º. Considera-se loteamento a subdivisão da gleba em quadras e lotes destinados a edificação com abertura de novas vias de circulação de logradouros públicos. 

§ 2º. Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente. 

Art. 3º. Para fins de uso do solo, ainda, serão admitidos: 

I – Arruamento; 

II – Desdobro;

III – Reloteamento; 

IV – Remembramento 

§ 1º. Arruamento é a abertura de via em terreno já parcelado na forma da lei. 

§ 2º. Desdobro é a subdivisão de lote originário de loteamento. 

§ 3º. Reloteamento é a modificação total ou parcial do loteamento que implique em modificação do arruamento aprovado e implantado, e em nova distribuição das áreas resultantes, sobre a forma de lotes ou fração ideal. 

§ 4º. Remembramento é o reagrupamento de lotes pertencentes a loteamentos para constituição de novos lotes.

 

Art. 21.


§1°. O órgão responsável por APROVAR e AUTORIZAR a implantação dos loteamentos, desdobros e desmembramentos que se encontrem dentro do perímetro urbano de Várzea Alegre, bem como o registro dos loteamentos no cartório de imóveis da referida zona imobiliária é a Prefeitura do Município, através do seu respectivo setor competente mediante autorização por escrito.


 
Dr. Fabrício Rolim, no exercício da presidência da Câmara, disse que o Plano Diretor do município, que terá como uma de suas leis a lei de Parcelamento do Solo, está em estudo, porém Lopes observou que para que o Plano Diretor fique pronto leva pelo menos um ano de prazo, e com a lei proposta aprovada, esta já poderia fazer parte de Plano Diretor, sendo no entanto melhorada, já que haverá mais discursões sobre o tema .

 
A proposta é que a Lei seja apresentada, discutida e aprovada. Ele pediu apoio dos vereadores, declarando que a Lei trará um benefício enorme para a cidade.
 
No decorrer da reunião, chegou as mão do presidente da casa um ofício da Prefeitura informando que a matéria em questão deveria partir do Executivo Municipal e não do Legislativo.
 
Com esse novo acontecimento, Lopes reuniu-se ainda no mesmo dia com a chefe de Gabinete do Município, Adriana Suaid,  pedindo agilidade no tema pois vários empreendedores estão sendo prejudicados em virtude da falta desta lei no município. A Chefe de Gabinete prontificou-se em dar andamento ao processo, ficando uma reunião agendada com o Prefeito Municipal Vanderlei Freire para o dia 05 de Setembro.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Palestra sobre impermealilização é realizada na ACCS

   Buscando cada vez mais capacitar os funcionários dos seus filiados, na última terça-feira, 23/08/13, a ACCS – Associação dos Construtores do Centro Sul do Ceará realizou em parceria com loja de material de construção Piso e Companhia e a empresa Vedacit uma palestra sobre impermeabilização de pisos, paredes, laje e caixas D’agua.

A palestra foi ministrada pelo técnico da Vedacit Franco Márcio, que além de expor vários produtos, cada um com sua peculiaridade de uso e impermeabilização, também mostrou a forma correta de aplica-los.

Márcio falou ainda da questão financeira da aplicação dos produtos, pois segundo ele, o custo para se fazer uma impermeabilização não chega a 3% do valor total da obra e que os custos para concerto são bem superiores após ocorrido os problemas de infiltração.

                   
 

O Presidente da ACCS, Elenilton Lopes, se disse satisfeito com o conteúdo da palestra e com a quantidade de presentes que lotou o auditório da entidade, pois segundo ele em tempos que se fala tanto em qualidade na construção civil, é importante que os Construtores tenham cada vez mais acesso a especializações sobre o tema: “Não é de hoje que a ACCS vem proporcionando estas especializações e incentivando os seus filiados a construírem cada vez mais com nível maior de qualidade e essa palestra em especial é fundamental para as construções que são executadas em Iguatu, pois este município tem uma topografia muito baixa, rodeado de lagoas e infiltrações quando não são tomados os devidos cuidados tendem a acontecer causando prejuízos para nossa classe e para os clientes”.

         Lopes agradeceu ainda a parceria firmada com a Loja recém inaugurada em Iguatu  Piso e Companhia que viabilizou a realização da palestra: “Ficamos felizes em ver que os nossos fornecedores também estão preocupados com esta questão da qualidade e no que depender da ACCS esta parceria vai continuar e traremos várias outras especializações para os nossos filiados.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais uma capacitação é realizada na ACCS

Antônio Nóbrega profere mini-palestra aos associados




A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa.




Com o objetivo de instruir seus associados quanto a diversos fatores econômicos  a ACCS - Associação dos Construtores do Centro Sul do Ceará, convidou o contabilista Antônio Nóbrega, um dos mais conceituados da nossa região para fazer uma explanação sobre vários assuntos ligados a contabilidade. Na sua explicação, Nobrega falou sobre diversas formas de tributação, imposto de renda  físico e jurídico dentre os mais diversos assuntos, que prenderam a atenção de quem  participava do evento.

Empresário Gildésio faz explanação sobre as vantagens de utilizar o tijolo premoldado

Empresário Antônio Filho mostra como os tijolos são utilizados


Na ocasião, com o intuito de otimizar cada vez mais as construções dos associados, também aconteceu uma reunião de negócios com  os empresários Antônio Filho e Gildesio, representantes da empresa de Pré-moldados São Pedro, que tiveram a oportunidade de apresentarem um dos produtos que vem se tornando destaque na região, os “blocos estruturais”. “Estes blocos não precisam de reboco e na sua fabricação não se utiliza  fogo, que os tornam economicamente e ecologicamente viável”, falou Gildésio.

Com atitudes ousadas a ACCS capacita e abre novos horizontes para seus sócios. 




quinta-feira, 18 de abril de 2013

Banco do Brasil busca parceria com ACCS

Mesa composta pelo presidente da ACCS, gerentes e 
superintendente do BB







Na ultima sexta-feira, 12 de abril o BB - Banco do Brasil reuniu-se com os membros da ACCS - Associação dos Construtores do Centro Sul do Ceará.
 
   

   Na ocasião o superintendente do BB, Wagner Leonel informou que o banco está expandindo os trabalhos na área imobiliária, com disponibilidade de financiamentos inclusive pelo programa Minha Casa Minha Vida do governo federal e que procurou a ACCS com o intuito de firmar parcerias com os construtores das cidades da região Centro Sul do Ceará. 


   No evento estiveram presentes os gerentes das agencias do Banco do Brasil de Iguatu, Acopiara, Quixelô e Juazeiro do Norte, além do superintendente do Banco, Wagner Leonel.


   
   O presidente da ACCS, Elenilton Lopes deixou claro o interesse da entidade, enfatizando que um dos papeis da associação e buscar novos nichos de mercado. Os demais associados também fizeram muitas perguntas sobre os projetos do banco e suas vantagens.

   “Os juros são menores e trabalhamos também com portabilidade, comprando a divida das pessoas que queiram transferir suas dividas para o banco”, disse Wagner Leonel.


Gerente de Negócios Imobiliários, Jussinagela Lima apresenta linhas de crédito disponíveis 

   gerente de negócios imobiliários, plataforma nordeste,Jussinagela Lima  fez uma explanação geral sobre os produtos relacionados a área imobiliária no BB, gerando um interesse nos construtores pelo financiamento da produção de imóveis na planta.

   A gerente do BB Quixelô falou da enorme necessidade de construtores em sua cidade e o gerente da agencia Acopiara, João Bosco,  aproveitou a oportunidade para um evento imobiliário que acontecerá naquela cidade: ”Nos próximos dias ira acontecer em Acopiara um evento com pessoas interessadas em adquirir imóveis e seria muito interessante a presença de construtores interessados em vender os seus produtos”.

  O evento foi encerrado na expectativa de futuros bons negócios. 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Toma posse nova diretoria da ACCS




Aconteceu na ultima sexta feira, 22/02/2013 a posse da diretoria da ACCS para o ano de 2013, sendo reconduzido à presidência o empresário Elenilton Lopes, ficando a diretoria da seguinte forma:


DIRETORIA EXECUTIVA:

PRESIDENTE: CICERO ELENILTON DO NASCIMENTO LOPES
VICE-PRESIDENTE: ADENILDO VICENTE DA SILVA
TESOUREIRO: ANTÔNIO CARLOS CARNEIRO DA SILVA
SECRETÁRIO: ELISANIO RODRIGUES CAMPOS

CONSELHO FISCAL:
FRANCISCO ORIEDY ALVES FARIAS 
CLÁUDIO VIEIRA DE PAULA
FRANCISCO PESSOA DA SILVA


A ACCS estabelecia em seu estatuto que a diretoria teria um mandato de dois anos sem direito a reeleição para o cargo ora ocupado,porém em um consenso unanime por parte dos associados, o presidente Elenilton Lopes foi reconduzido ao cargo.A eleição para a nova diretoria ocorreu em Novembro de 2012 .


Lopes, que presidiu a entidade nos últimos dois anos, era partidário da indicação de um novo nome para a presidência, porém em virtude principalmente de o momento ser de “mudanças importantes” para a ACCS, aceitou o desafio e presidirá a entidade até Janeiro de 2014: "Sou partidário da mudança e entendo que entidades de classe devem ser construídas com a participação de todos e sei que outra pessoa assumindo a presidência da ACCS trabalharia com um modelo de gestão diferente do que venho adotando e isso no meu ponto de vista é positivo,pois valoriza a mudança. Relutei em ser reconduzido ao cargo, mas após algumas conversas com os companheiros aceitei o desafio muito em virtude do momento, que apresenta dois aspectos importantes: A mudança de gestão nos municípios e a conclusão da nossa sede própria, o que nos permitirá trabalhar de uma melhor forma, porém fico lisonjeado em ter sido reconduzido ao cargo principalmente porque ocorreu uma unanimidade por parte dos associados, isso mostra que foi feita uma boa administração nos últimos dois anos", disse.

Na ocasião também foi repassado aos associados  a prestação de contas da construção do Edifício sede, onde foram apresentadas todas as notas de compra e planilhas de controle com os materiais detalhados por grupo.

Presidente repassa prestação de contas aos associados
Fachada e Área de eventos da ACCS
Área interna da ACCS




O presidente aproveitou a ocasião para repassar aos associados uma revisão sobre os padrões exigidos pela Caixa Econômica para financiamento de imóveis, para que ninguém venha a ser prejudicado por construir algum imóvel fora de padrão.

Lopes agradeceu a todos pelo apoio que vem recebendo e pediu que a nova diretoria se empenhe para que a classe cresça cada vez mais. 

sábado, 19 de janeiro de 2013

ACCS realiza inauguração de sede própria e entrega da comenda Icatu

Presidente da ACCS descerra a placa inaugural
ao lado do Engenheiro Manoel Bandeira Neto

Foi inaugurada na noite da ultima sexta feira, 18/01/2012 a primeira etapa do edifício sede da ACCS - Associação dos Construtores do Centro Sul do Ceará onde foi comemorado também o aniversario de 02 anos de fundação da entidade.

A nova sede fica localizada na Rua Antônia de Melo Rodrigues, 71, Bairro Varjota, em Iguatu-Ce, na saída para o município de Acopiara.

Na primeira etapa do edifício, cujo nome homenageou o Engenheiro Civil Manoel Bandeira Neto,que a mais de 30 anos vem trabalhando no setor na Região Centro-Sul, foi construído um auditório com capacidade para 100 pessoas, climatizado, com sistema de som e com total estrutura para realização de cursos, palestras,reuniões, etc, além de banheiros e uma área social para eventos com recursos totalmente próprios. O projeto da ACCS é ainda neste ano construir a segunda etapa que será um clube para os construtores, onde os mesmos e seus funcionários poderão desfrutar de uma área de lazer.


Público presente no evento

No evento também foi entregue a nove convidados a "Comenda Icatu", que foi criada pela ACCS para homenagear aquelas pessoas que apoiaram a ACCS e contribuíram com o desenvolvimento da área da construção civil na região Centro Sul do estado durante o ano de 2012. O nome da comenda " Icatu" e uma homenagem ao nome que deu origem a palavra Iguatu e que significa "Água Boa" em tupi guarani.




O atual prefeito de Iguatu, Aderilo Antunes Alcântara Filho, foi homenageado pelo seu apoio a classe enquanto vereador do município na legislatura 2009-2012, e foi representado pelo vice-prefeito do município, Ednaldo de Lavor Couras que em seu discurso agradeceu em nome do homenageado pelo reconhecimento de seu trabalho através da Comenda Icatu e elogiou o nível de organização que a ACCS vem trabalhando. Frisou que o seu compromisso juntamente com prefeito Aderilo é de trabalhar para que cada vez mais o município de desenvolva, e que a construção civil é fundamental para isso. 


Outro homenageado da noite, foi o ex-prefeito de Várzea Alegre, ex-presidente da Frente Sul de prefeitos do estado do Ceará e líder político José Hélder Máximo de Carvalho. Homenagem prestada em reconhecimento ao o seu apoio a ACCS enquanto presidente da Frente Sul. Em seu discurso, Hélder agradeceu a homenagem e falou sobre a importância que as organizações de classe tem para o desenvolvimento do município e para o fortalecimento da área a qual é ligada, citando ainda que a união dos associados da ACCS é o que faz a força da classe para reivindicar seus direitos perante o poder público.




O Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Agência Iguatu falou da importância da industria da construção civil para o desenvolvimento do município, frisando que em 2012, os financiamento habitacionais injetaram somente no município de Iguatu um total aproximado de R$ 33.000.000,00 (Trinta e Três Milhões de Reais).

Elenilton Lopes em seu discurso

Para o presidente da ACCS, Elenilton Lopes, o momento é de comemoração, pois à apenas dois anos, os hoje associados, discutiam se era viável a fundação de uma associação e hoje colhem o fruto do trabalho que vem sendo feito ao longo desse período.

Frisou ainda que nada disso seria possível sem o apoio dos associados e a participação de todos, direcionando o mérito desta conquista a eles: " Agradeço o apoio de todos vocês, pois as minhas atitudes e ações a frente desta associação só são possíveis pois sempre que preciso tenho o apoio dos companheiros"

Lopes agradeceu ainda pela confiança que vem sendo depositada em sua pessoa nos últimos dois anos, reafirmando o seu compromisso em trabalhar pela classe. Agradecendo também pela homenagem prestada a sua pessoa, já que o auditório da entidade leva o seu nome como primeiro presidente.

Homenageados com a comenda Icatu:

ADERILO ANTUNES ALCÂNTARA FILHO:  Ex-Vereador de Iguatu
ANTÔNIO FERNANDES NETO:  Repórter do Jornal A Praça
FRANCISCO LAELTON ALENCAR DA SILVA:  Ex Secretário Adjunto de Urbanismo de Iguatu
FRANCISCO MÁRIO RODRIGUES: Vereador do Município de Iguatu
GLEIDSON CLEMENTE CUSTÓDIO: Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Ag. Iguatu
HONÓRIO BEZERRA BARBOSA: Jornalista do Jornal Diário do Nordeste
JOSÉ HÉLDER MÁXIMO DE CARVALHO: Ex-Presidente da Frente Sul de Prefeitos do Ceará
JOSÉ ROBERTO DUARTE: Diretor de Redação do Jornal A Praça


Francisco Mário Rodrigues, Vereador do Município de Iguatu

Gleidson Clemente Custódio, Gerente Geral da CEF - Agência Iguatu
Honório Barbosa, Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Laelton Alencar, Ex-Secretário Adjunto de Urbanismo de Iguatu
O Diretor de Redação José Roberto Duarte e o Repórter Antônio Fernandes
 Neto, ambos do Jornal A Praça foram representados pelo Sr. Bráulio Gomes

Assessoria de Imprensa - ACCS