Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeitura de Iguatu firma convênio com ACCI - Associação dos Construtores Civis de Iguatu


   O poder Executivo enviou projeto de lei para a Câmara Municipal de Iguatu que firma convênio de parceria com a ACCI - Associação dos Construtores Civis de Iguatu. O convênio ficou orçado em R$ 100 mil para ser utilizado como contrapartida nas obras de pavimentação de algumas ruas de Iguatu. O objetivo do convênio, segundo Elenilton Lopes, presidente da entidade, é fazer com que os construtores possam viabilizar obras de pavimentação em ruas que precisam dessa melhoria e, com isso, conseguir negociar a aquisição de novas casas. Esse entendimento se deu por conta da exigência da Caixa Econômica Federal, agente financeiro do Governo Federal que financia a compra da casa própria.

   Dentre vários critérios da Caixa, o financiamento só será possível em ruas com a devida infraestrutura como a pavimentação a partir de 31 de Julho deste ano. A Prefeitura de Iguatu, através desse projeto aprovado pelo Legislativo iguatuense na sessão desta terça-feira(12), entra com uma contrapartida de R$ 10,00 para cada M² que a Associação pavimentar, o que significa aproximadamente 60% do valor por metro quadrado.

    
   Para Elenilton Lopes, sem esse projeto ficaria mais difícil os construtores realizarem suas vendas por conta da falta de pavimentação de ruas novas pois iria inviabilizar o custo das obras de construção de casas pois a pavimentação sairia muito caro e a Caixa Econômica não iria poder financiar esses imóveis. "Com esta medida que teve iniciativa do Executivo municipal e apoio unanime dos vereadores, vários empreendimentos poderão ser  executados, pois nas situações onde já há acesso com pavimentação e dependendo do número de imóveis a ser construído em uma mesma rua, é perfeitamente viável que os construtores pavimentem a via através deste convênio firmado pela Associação", frisou Lopes.
   
   Falou ainda na tribuna da Câmara sobre a importância de ter uma entidade organizada para defender a classe. " É importante que os construtores do município vejam a importância desta entidade que com tão pouco tempo de fundação já está colhendo frutos de seu trabalho e que estes construtores venham também fazer parte deste entidade".

terça-feira, 5 de julho de 2011

Novo prazo para pavimentação

      Os construtores de imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, ganharam, pelo menos, mais 30 dias, para a edificação de unidades habitacionais em ruas sem pavimentação e resolução de pendências. O prazo concedido anteriormente pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal (CEF) terminou no último dia 30, mas foi prorrogado para o fim deste mês. A medida deu mais um fôlego para as empresas de construção e construtores individuais, que atendem quase toda a demanda no interior do Ceará.

   De acordo com números divulgados pela agência regional da CEF, o Programa Minha Casa Minha Vida financiou, em 2010, em Iguatu, 160 imóveis. Neste ano, até junho passado, foram contratadas 119 unidades habitacionais. Os números mostram o crescimento da demanda para aquisição de imóveis residenciais financiadas pelo programa. O gerente geral da CEF, nesta cidade, Gleidson Clemente Custódio, avalia que a exigência de infraestrutura básica, como pavimentação, para o financiamento da casa, deve reduzir de imediato em 70% o número de contratações.

   O prazo inicial foi de quatro meses, considerado insuficiente para que as Prefeituras realizassem a construção de calçamento. Na última quinta-feira, dia 30, foi intensa a movimentação de clientes e de construtores na agência local da Caixa. O presidente da Associação dos Construtores Civis de Iguatu (ACCI), Elenilton Lopes, disse que, na prática, a prorrogação do prazo vai beneficiar apenas os processos em andamento que apresentam erros ou documentação incompleta. "A nossa expectativa é que saia uma decisão definitiva, com critérios que beneficiem o setor", disse. "Do jeito que está não podemos trabalhar, estamos de mãos e pés atados", complementou Elenilton Lopes.

   O Ministério das Cidades ainda vai divulgar a regulamentação que trata da infraestrutura mínima a ser exigida nos casos de financiamento de aquisição de imóveis prontos, cuja produção do empreendimento não tenha sido financiada pela CEF. Na maioria das cidades, os bairros e loteamentos em expansão não dispõem de calçamento e carecem de outros serviços.

MAIS INFORMAÇÕES

Associação dos Construtores Civis de Iguatu
Rua Ver. Nelson de Sousa Alencar, 220, Cocobó, Iguatu-Ce.

Escritório do Presidente da ACCI:
Rua Guilherme de Oliveira, 594 - Centro
Telefone: (88) 3581.6874 / 9901-1252

ACCI realiza palestra sobre contabilidade

   

   A Associação dos Construtores Civis de Iguatu - ACCI realizou em sua sede no último mês de Junho uma palestra sobre Contabilidade Geral com o Professor e Especialista na Área Joaquim Landim Neto da cidade de Juazeiro do Norte.
 
   A palestra teve por finalidade deixar os seus associados cientes de seus direitos e deveres a fim de que não incorram em falhas no setor contábil de suas empresas por falta de conhecimento.


   
    O presidente da entidade, Empresário Elenilton Lopes, informou que esta foi a primeira de uma série de palestras e treinamentos que a Diretoria pretende realizar durante o biênio 2011-2013 e que medidas como estas são de fundamental importância para a classe: " Temos dentre os nossos Associados desde empresários já com algum tempo no mercado a Construtores que estão iniciando suas atividades e por isso é muito importante que tenhamos esta difusão de conhecimento, pois tentamos transmitir nossos conhecimentos uns aos outros".

   A ACCI foi criada no início deste ano com a finalidade de apoiar o setor da construção civil, que vem crescendo a passos galopantes na cidade de Iguatu e para seu pouco tempo de existência tempo já conta com uma estrutura substancial para seu funcionamento, as reuniões são realizadas todas as primeiras quintas feiras de cada mês.